Dias 207 a 209 - Ha long Bay - cruzeiro de 2 noites e 3 dias, com crianças.

Hoje foi o dia de começarmos nosso passeio pela famosa Ha Long Bay. E o principal passeio de fora da cidade pra quem visita Hanói. 

Vista da caverna do primeiro dia, que fica no alto.

Vista da caverna do primeiro dia, que fica no alto.

Primeiro dia: Acordamos cedo, tomamos cafe no hotel, em Hanói e um guia veio nas pegar às 7:45h e caminhamos juntos até o ponto de ônibus, em frete à igreja St. Joseph, que era bem perto de nosso hotel. A partir daí, foram quase 4 horas de viagem, contando com 30 minutos de parada no caminho, até embarcamos no nosso cruzeiro de 2 noites e 3 dias. Já nessa fase, começamos a fazer amizade com um casal de brasileiros, que viajavam com a tia.
Os meninos estavam super animados com a ideia de dormirem num barco!

20181103_132340.jpg

Embarcamos por volta de 12:30h, almoçamos já no barco, visitamos uma caverna e ao final do dia, paramos na ilha Tip-Top, que funciona como o píer principal no meio da baía. Há um mirante para subir, mas nós ficamos na praia porque as crianças estavam doidas pra entrar na água e brincar na areia. Os 2 lugares que visitamos hoje estavam muito cheios. São os mesmos pontos em que descem as pessoas que fazem passeio de bate e volta de 1 dia. 

20181104_095041.jpg
Pôr do sol no mar, na ilha Tip-Top.

Pôr do sol no mar, na ilha Tip-Top.

Voltamos para nossa casa barco, vimos o restinho do pôr do sol, jantamos e fomos descansar. 

Pôr do sol em frente ao nosso quarto.

Pôr do sol em frente ao nosso quarto.


Segundo Dia: Acordamos cedo, tomamos café às 7h e, as 8h, um barco menor veio nos pegar. 
Passamos o dia pela baía, em lugares bem menos movimentados do que ontem. Passamos a maior parte do tempo no andar superior do barco descansando e brincando em meio às inúmeras montanhas de pedra espalhadas pelo mar. 

20181104_133513.jpg


Os brasileiros Junior, Valéria e Dona Anália, que conhecemos ontem, passaram o dia conosco. Os meninos se divertiram e perderam a timidez. Foi muito bom ter companhia!

20181104_132912.jpg
Lago que fica atrás da caverna.

Lago que fica atrás da caverna.

Fizemos passeio por uma caverna mais rústica em que tínhamos que andar com lanternas, demos uma volta de kayak e visitamos uma fazendo da pérolas. Foi bem interessante conhecer o sistema de produção de pérolas em cativeiro. 

20181108_001446.jpg


Ao final da tarde, voltamos ao nosso barco casinha, vimos o pôr do sol, jantamos e fomos descansar. Os meninos aproveitaram muito o dia e capotaram. 

20181104_173315.jpg


3o dia: Hoje foi dia de arrumar as malas pra voltar a Hanói. Logo cedo, fiz uma aula de tai chi chuan, enquanto via o nascer do sol e os meninos (os 3) dormiam.

Nascer do sol no barco.

Nascer do sol no barco.

Tomamos café e saímos para o último passeio de kayak por aqui. Vimos macacos, águas vivas e caranguejos, nas pedras. Nossos pequenos aventureiros adoraram!

20181105_081538.jpg
20181105_082449.jpg

De volta, tivemos uma “cooking class” de como fazer um “fresh paper rice roll”, almoçamos e nos despedimos de nossa casinha barco. Pegamos o ônibus e voltamos pra Hanói, para o hotel onde deixamos a maior parte de nossa bagagem. Pudemos fazer o passeio apenas com 2 mochilas pequenas!

Agora vamos a umas informações práticas sobre o roteiro à Ha Long Bay:

Como comprar o pacote para Ha Long Bay
Compramos através do booking.com. Havia muitas opções e escolhemos uma que fosse um pouco mais acessível e tivesse boas avaliações. Também é possível comprar o pacote na cidade, com agências locais ou nos hotéis. Logo depois que reservamos nosso hotel em Hanói ele nos enviou várias opções de passeios e Ha Long Bay era um deles, mas não chegamos a comparar os preços. O casal de brasileiros que encontramos, também havia feito a reserva pelo booking. 

Nosso cruzeiro em Ha Long Bay
A empresa que utilizamos foi a Apritcot Cruises e o nosso era um barco 4 estrelas, o Apricot Premium Cruise. Não era muito grande, comportando um máximo de 30 pessoas. Os quartos eram bons, não tão apertados quanto esperávamos, com banheiro e ar condicionado. A tripulação era bem simpática, no geral, e a comida não tinha nada de muito sofisticado, mas era bem saborosa, e com muitas opções. No café da amanhã havia pratos vietnamitas e ocidentais também. Os gêmeos não pagaram e mesmo assim, tinham lugar nas mesas para as refeições. No ônibus tiveram que ir no nosso colo, como em todas as vezes em que não pagam passagem. Tivemos alguns pedidos especiais por causa deles, como frutas fora do horário, quando a fominha deles batia antes do programado, por exemplo, e fomos bem atendidos.

Qual roteiro escolher - Ha Long Bay
Existem outras 2 opções mais comuns para ir a Ha Long Bay. A primeira é de bate e volta em 1 dia, que não acho muito válida, porque vai a poucos lugares, com muita gente. Além do deslocamento de 4 horas pra ir e mais 4 pra voltar, que acaba sendo muito cansativo, ainda mais com crianças. A outra opção é o Cruzeiro de 1 noite. Pra quem tem pouco tempo, acho que é válido, mas achamos que o nosso segundo dia, que passamos inteiro passeando pela baía foi o que mais aproveitamos. Esse dia só acontece para os que ficam 2 noites no mar.
Ao meu ver, principalmente, pra quem vai com crianças, o roteiro de 2 dias acaba sendo menos cansativo e bem mais proveitoso. Nós adoramos o passeio e recomendamos!