Lista de remédios

A intenção dessa lista de medicamentos é evitar idas a hospitais em outros países, ou evitar imprevistos em regiões de difícil acesso. Mas o ideal é que tudo seja acordado com o(a) pediatra – tanto a lista que deve ser levada, quando o uso de cada medicamento, quando for necessário. Com a nossa pediatra, temos contato direto quando ocorre algo com os meninos e assim ela consegue nos indicar o correto uso de cada item.

Antibiótico

Antialérgico

Analgésico/antitérmico (de preferência 2 para intercalar, caso seja necessário)

Termômetro

Soro e seringa pra lavagem nasal ou spray nasal (esse item é algo de uso diário aqui em casa)

Pomada (para casos de picadas ou alguma alergia de pele)

Remédio para enjôo

Espaçador (para medicamentos de bronquite/asma – caso seu bebê use esse tipo de medicamento, mesmo que esporadicamente, é importante não esquecer o espaçador, mesmo sendo o trombolho que é, porque em geral, em outros países, ele só é vendido sob prescrição, mesmo que vc tenha o medicamento).

Lista da Necesseire

Essas são as coisas que nós utilizamos. Claro que tudo vai depender de algumas recomendações do(a) pediatra (principalmente para bebês mais novinhos) e hábitos da família.

- Remédios (analgésico/antitérmico, termômetro, vitaminas/medicamentos de uso diário). Caso a viagem seja para fora do país ou para alguma região mais rústica, tenho uma lista mais completa – clique aqui para saber mais.

- Escova e Pasta de dentes/fio dental

- Repelente (alguns pediatras não recomendam o uso antes dos 6 meses) Como o Gabriel é alérgico a picada, mesmo quando bebezinho usava do repelente verdinho, da Johnson que é bem suave e funciona.

- Protetor solar (alguns pediatras não recomendam o uso antes dos 6 meses) Aqui só utilizamos depois dessa idade. Ainda usamos muito as roupas e chapeus com protetor solar, quando saímos ao sol com os meninos.

- Creme hidratante

- Pomada assadura

- Chupetas extras

- Vitaminas e medicamentos de rotina

- Soro fisiológico e seringa pra lavagem nasal, ou spray nasal (aqui em casa são itens de uso diário)

Lista de última hora

Esses são aqueles itens que usamos até o dia em que vamos viajar e por isso, temos que lembrar de colocar na mala de última hora. Todos eles são parte das coisas que vão nas mochilas de bagagem de mão. Tenho essa lista gravada no meu celular e uso para todas as viagens, incluídos as de fim de semana na casa dos avós

Babá eletrônica (sempre útil, mesmo com as crianças um pouco maiores. Ajuda muito principalmente para conseguirmos jantar mais tranquilos, depois que eles já dormiram. Em geral, ficamos em apartamentos, bed and breakfast ou pousada pequenas, que têm as cozinhas bem próximas dos quartos. Ligamos a babá eletrônica no quarto e vamos jantar, como fazemos quando estamos em casa. Qualquer coisa, estamos ali pertinho! : )

Escova de dentes e pasta

Garrafinha de água/Mamadeira/Copinhos de transição

Chupeta

Medicamentos de uso diário (vitaminas, ferro...)

Saquinho de fraldas, pomada e trocador portátil. 

Comida das próximas refeições (que serão feitas durante o deslocamento)

Frutas (banana, uva, maçã – as que achar mais fáceis, portáteis e preferidas dos pequenos)